Uso de suplementos alimentares pode afetar fígado e rins.

A utilização de suplementos alimentares tem sido feita erroneamente por jovens e adultos com a intenção de aumentar a massa muscular de forma rápida.

Assim como todo medicamento, suplementos só devem ser consumidos com acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Suplementos Alimentares

O uso de suplementos alimentares deve ser feito como um complemento à dieta normal, fornecendo nutrientes para o organismo como proteínas, carboidratos e vitaminas, dando maior energia e resistência ao consumidor. São muito utilizados por atletas que necessitam repor as energias gastas em várias horas de treinamento pesado.

A utilização inadequada pode sobrecarregar o metabolismo corporal e prejudicar os rins e fígado. O risco de sobrecarga é mais comum com os suplementos polivitamínicos e os de proteína.

A alimentação correta e balanceada nunca deve ser substituída pelo uso de suplementos alimentares que, como já foi falado anteriormente, trata-se apenas de uma complementação ao cardápio diário do usuário. Alguns suplementos contêm anabolizantes que aceleram a frequência cardíaca.

CLASSIFICAÇÃO DOS SUPLEMENTOS

Suplementos hidroeletrolíticos

Evitam a desidratação, repondo fluídos e sais ao corpo. A utililização dessa categoria de suplementos alimentares é util depois de uma hora de exercício intenso, sendo desnecessária antes disso.

Suplementos energéticos

Reposição de carboidratos, ajudando na recuperação muscular e no aumento de energia.

Suplementos proteicos

São suplementos alimentares ideais para pacientes com doenças crônicas como câncer ou pacientes que sofreram uma cirurgia. A proteína auxilia na cicatrização.

uso de suplementos alimentares

Suplementos hidrolisados

Suplementos alimentares indicados para pessoas com doenças digestivas que podem levar a dificuldades na absorção de certos nutrientes.

Suplementos para substituicão parcial das refeições

Usados como complemento de refeições em situações que o acesso a alimentos é restrito, como no caso das guerras e viagens ao espaço.

Suplementos de creatina

Produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina, sendo seu uso mais adequado para fisiculturistas, pois atua melhor no aumento da massa muscular em vez da resistência muscular. No entanto, é bom ressaltar que o aumento da massa muscular decorrente do uso de suplementos alimentares à base de creatina, dever-se à retenção de líquidos e não ao aumento do tecido.

Suplementos de cafeína

Para atletas que são submetidos a exercícios aeróbicos de longa duração. Melhora o estado de alerta do usuário e o tempo de reação. A utilidade dos suplementos alimentares à base de cafeína é maior quando usados por praticantes de esportes onde o movimento rápido é necessário.

mais dicas de saúde...