Varizes – Dicas e exercícios para combater.

As varizes são causadas pela dificuldade que o sangue das pernas tem em retornar para o coração. É considerada uma doença vascular periférica que pode gerar nas veias uma microprotuberância, rompimento e necrose do tecido.

Seus sintomas são veias azuladas ou saltadas, inchaço no tornozelo, queimação local ou nos pés, sensação de cansaço e peso nas pernas.

O que causa as varizes?

A doença pode atingir homens e mulheres sendo que as mulheres são as maiores vitimas. O surgimento da doença pode estar ligado a alguns acontecimentos, mas em sua maioria é causada por herança genética.

Fatores que podem causar varizes: fragilidade capilar, debilidade do sistema de válvulas, períodos prolongados em pé, hormônios durante a gravidez, estar acima do peso, falta de exercícios e abertura da comunicação arteriovenosa.

dicas para combater varizes

A forma correta de combater e lidar com as varizes é procurar um cirurgião vascular para fazer um disgnóstico de cada caso específico e indicar qual é o melhor tratamento a ser feito. Esse tratamento é importante para acabar com os desagradáveis sintomas, obter uma melhoria estética e evitar maiores complicações no futuro.

Exercícios que ajudam a combater varizes

Aeróbicos: exercícios aeróbicos moderados como caminhada podem melhorar os vasos sanguíneos próximos à pele. Um estudo feito com mulheres que já passaram por cirurgia de varizes apontou resultados positivos com os pequenos vasos sanguíneos após algum tempo praticando caminhada.

No entanto, não existem estáticas que comprovem os benefícios da caminhada contra varizes em estado crítico.

Musculação: a prática desse exercício estimula o retorno do sangue com auxilio da contração muscular. Mas, não existem estatísticas suficientes que mostrem seus benefícios contra as varizes. Porém, um estudo feito com mulheres relatou que em alguns casos as varizes melhoraram e em outros não, mas não houve relatos quanto a pioras.

E como a musculação traz vários outros benefícios para o corpo, sua prática é recomendada para mulheres que já tenham varizes ou que possuem pequenos vasos.

LEIA TAMBÉM:

Dicas para se prevenir das varizes:

01. Se você possui a herança genética, quanto antes começar a praticar exercícios físicos, melhor.

02. Evite o excesso de peso, procurando adotar uma alimentação balanceada e saúdável;

03. Ao chegar da rua, deite com as pernas para cima (apoiadas sobre uma almofada).

04. Evite ficar muito tempo na mesma posição.

05. Evite usar salto alto. O uso frequente compromete a circulação sanguínea;

06. Faça pequenas caminhadas.

07. Evite exercícios de impacto.

08. Tenha o hábito de usar meias elásticas;

09. O tratamento de varizes precisa ter acompanhamento especializado (cirurgião vascular).

Você pode gostar...