Vilões da dieta – Alimentos muito calóricos que enganam.

Vilões da dieta.

Os grandes vilões da dieta não são apenas aqueles alimentos gordurosos e calóricos que são excluídos da alimentação. Eles podem estar disfarçados em nutrientes que parecem muito saudáveis.

A melhor forma de não ser enganado na hora de comprar produtos visando o emagrecimento é ler os rótulos antes de trocar um produto por outro.

Nos rótulos das mercadorias que estão expostas nas prateleiras do mercado, o consumidor vai encontrar as informações a respeito da quantidade de calorias e porcentagem de gorduras de cada alimento, mesmo antes de comprá-lo.

Você sabia, por exemplo, que a granola, a bolacha água e sal e os sucos naturais engordam? Estes são alguns dos alimentos que podem se tornam vilões da dieta se não forem consumidos corretamente, sem exageros.

Substituir um pão francês por três torradas ou seis bolachinhas água e sal é o mesmo que trocar seis por meia dúzia.

vilões da dieta granola

Vilões da dieta – A granola tem até 400 calorias em apenas 100 gramas.

A sugestão é que esses alimentos sejam consumidos na versão integral ou com grãos – eles ajudam na digestão e funcionamento do intestino, além de darem sensação de saciedade.

A granola precisa ser consumida moderadamente. A título de exemplo, uma porção com cem gramas do cereal pode ter mais de quatrocentas calorias.

No caso da comida japonesa, a falsa impressão passada é a de que o peixe, por ser leve e saudável, não engorda. Porém, algumas espécies de peixes são altamente calóricas, como o gyouza. Nesse caso específico, o peixe pode ser considerado um dos vilões da dieta.

O molho shoyu também não é indicado e deve ser consumido com moderação, não apenas pelas muitas calorias, mas também pelo excesso de sódio, que tem a propriedade de reter líquidos no organismo, tornando-se, dessa forma, um grande vilão, uma vez que pode promover o inchaço do corpo e o aumento da pressão arterial.

A aveia é um excelente cereal, muito rico em fibras, auxiliando no controle do colesterol e no bom funcionamento do intestino. Porém, apenas uma colherada de aveia possui setenta e cinco calorias, o que exige o consumo moderado do nutriente.

Nozes, amêndoas e castanhas podem ser consumidas todos os dias. Elas têm boas gorduras e minerais, além de serem antioxidantes, mas não podem ser ingeridas mais de 30g. Elas são muito calóricas.

O mel e o açúcar podem ser considerados vilões da dieta. Substituir o açúcar pelo mel tem suas vantagens. O mel é fonte de vitaminas B e C, cálcio, ferro, entre outras, mas uma colher do alimento possui cerca de sessenta e duas calorias, por isso, deve ser usado com atenção.

Também são vilões da dieta os sucos naturais. Os menos calóricos são os de abacaxi, melão e limão. Os outros possuem altos teores calóricos, ao contrário do que supõem os consumidores. Um copo de suco natural de laranja possui cento e dezesseis calorias.

vilões da dieta sucos naturais

Vilões da dieta – Os sucos naturais menos calóricos são os de abacaxi, melão e limão.

Leia mais:

Todos os alimentos mencionados neste artigo são muito saudáveis e devem fazer parte do cardápio de quem faz dieta, regime, reeducação alimentar ou qualquer outra forma de buscar o emagrecimento definitivo.

Porém, o grande segredo para que alguns nutrientes não venham a ser tornar os vilões da dieta que você está fazendo, já foi dito durante o artigo, mas vou repetir para ninguém ter dúvidas: o consumo deve ser moderado, com equilíbrio e sem exageros.

Se você não tem muita ideia a respeito da quantidade de calorias dos alimentos que costuma consumir, seria interessante consultar uma Tabela de Calorias sempre que tiver dúvidas.

Achou o artigo interessante? Então, considere visitar e curtir nossa página @OTemploDoCorpo no Facebook, para acompanhar as constantes atualizações do Blog.

Você pode gostar...